O que é o

Airsoft?

Voltar

O que é o Airsoft

Definição

Airsoft (ou Softair) é um jogo desportivo onde os jogadores participam em simulações policiais ou militares de combate com simulacros de armas de fogo e tácticas militares.

Para isso são utilizados equipamentos que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6mm de diâmetro. São rígidas, não possuindo nenhum tipo de tinta, ou sistema de marcação.

Tais equipamentos são réplicas externas de armas de fogo reais, porém, seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munição real.

Mas aí me perguntam: se não tem tinta e não marca, como é que sabemos quando acertamos a pessoa do outro time?

Simples. O airsoft é um jogo cujo pilar principal é a HONRA dos jogadores. Assim, quando um jogador for atingido, imediatamente ele acusa o acerto e sai do jogo. A honestidade dos jogadores é então, fundamental para o desenrolar do esporte e sua popularização pelo mundo. Sem ela, o airsoft não sobrevive.

A base do Airsoft é a Honra, o jogador atingido, deverá levantar a mão e sair imediatamente do jogo para o Respawn ou Aguardar procedimento médico.

As Réplicas estão em escala de 1:1 (ou às vezes mini ou '3/4'), podem ser de metal, plástico (ABS) e/ou madeira e disparam projecteis de 6 ou 8 mm que pesam entre 110-600 miligramas (conhecidas como BB's). A propulsão da arma pode ser através de molas (springers), mecanismos eléctricos (AEG) ou gás comprimido incluindo gás propano (ou green gas, que é propano adicionado com óleo lubrificante, como o silicone por exemplo), cápsulas de CO2, ar ou gás refrigerante HFC134a.

As armas de Airsoft devem sempre possuir a ponta laranja conforme exigência da Lei.

Airsoft no Brasil

No Brasil, o Airsoft começou a ser divulgado em 2003 pelo Portal Airsoft Brasil. Após diversas reuniões com a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, o airsoft passou a ser conhecido pelo Órgão do Governo Brasileiro que regula os produtos considerados controlados no país. Esta reunião deu início a elaboração de diversas minutas que resultaram na edição da atual Portaria que oficialmente cita o nome airsoft no Brasil. Sendo assim em Dezembro de 2007, foi lançada a PORTARIA Nº 006-D LOG, que regulamenta o uso dos equipamentos usadas na prática do esporte airsoft. Em fevereiro de 2010, o exército publicou então a Portaria 002 Co-Log, que revogou a portaria anterior e passou a exigir que as armas de pressão de airsoft tenham a extremidade pintada de laranja ou vermelho vivo para diferenciá-las das armas de fogo. Graças a portaria e ao aparecimento de lojas nacionais a comunidade dos jogadores está cada vez mais ativa e crescente, o esporte tem sido mais divulgado e já conta atualmente com centenas de jogadores.

Experiência dos jogadores com a Equipe JTAC


Quer Participar da Equipe?

Página da Equipe JTAC

Posts no Blog


Contato

Estrada MT-400, KM 17
Cuiabá - MT